A UTE Povoação 1, está sendo construída pela empresa Povoação Energia S/A, no município de Linhares, norte do ES, e sua capacidade é de 74,96 MW de energia.
O Espírito Santo está prestes a aumentar em quase 75 megawatts (MW) a geração de energia elétrica local e oferecer mais disponibilidade de potência ao Sistema Integrado Nacional (SIN). Com investimentos estimados em R$ 269,5 milhões, entrou em desenvolvimento o projeto da UTE Povoação 1, vencedor no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), realizado em 25 de outubro de 2021, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
As obras estão em andamento e a UTE terá 8 unidades geradoras em área de 4 mil m2, no distrito de Povoação, no município de Linhares, norte do ES. A capacidade da planta é 74,96 MW de energia e demanda de gás natural para a geração de energia será de cerca de 400.000 m3/dia, suprida por meio do Gasoduto Cacimbas-Vitória (TAG), com a infraestrutura já existente da ES Gás, concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no território capixaba.
A administração da nova usina termelétrica é da empresa Povoação Energia S/A, um ativo do Vulcan Fundo de Investimento em Participações Multiestrategia, sob gestão do BTG Pactual. A companhia possui autorização da ANEEL para atuar como produtor independente de energia elétrica (PIE) até 2054, além de possuir Contrato de Energia de Reserva (CER), na modalidade disponibilidade de energia elétrica, firmado com a CCEE, em vigor até 31 de dezembro de 2025.
Na fase de operação, a estimativa é de que sejam abertos 15 novos postos de trabalho, com prioridade de contratação de mão-de-obra local.
O Leilão
O Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), um leilão emergencial para a contratação de energia, foi realizado diante da maior crise hídrica dos últimos 91 anos no Brasil e as graves consequências para o abastecimento elétrico do país, cuja principal fonte é o sistema hídrico.
Foi realizado no dia 25 de outubro de 2021, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e resultou em 17 novos projetos de geração de energia para o país, contratação de 775,5 megawatts (MW) médios e 1,22 gigawatts (GW) de potência instalada.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia ressaltou que os recursos contratados contribuirão para o robustecimento do sistema e a recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, com preços menores do que os atualmente praticados nos recursos adicionais acionados.
O suprimento deve ser feito entre maio de 2022 a dezembro de 2025, com custo fixo de R$39 bilhões até 2025.
Contatos da assessoria (KICk)
DaniKlein (27) 981799000 daniklein@kickgroup.com.br
Publicado por KICk