Palestra “Cada Gota Importa” foi apresentada por colaborador que conheceu o Rio Doce antes e depois de desastre ambiental
As águas de março fecham o verão, mas também abrem o caminho para iniciativas que inspiram a preservação dos recursos hídricos. Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as empresas Linhares Geração S.A., Povoação e Tevisa promoveram um Diálogo Diário de Segurança, (DDS) especial sobre o tema.
A atividade consistiu em uma ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) e foi executada pela equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).
O convidado foi o técnico em Segurança da LGSA Raglos Ribeiro dos Santos. Ele compartilhou sua experiência como um morador de Regência que testemunhou como era e como ficou o Rio Doce após o desastre ambiental de 2015.
“Na palestra ‘Cada Gota Importa’, falei sobre a importância de poupar água e também de preservar os rios”, destacou ele, que nasceu e viveu boa parte da vida em Regência.
Para o profissional, eventos como esse são relevantes, pois mostram como os impactos da intervenção humana podem ser uma tragédia socioambiental. O desastre, de 2015, trouxe danos severos para as águas desse que é o maior manancial que corta o Espírito Santo. O rompimento da barragem de Mariana (MG) afetou atividades econômicas diversas, sobretudo a pesca.
Técnica de Segurança do Trabalho, a colaboradora Solange Oliveira, também na LGSA, ajudou na organização do evento e conta que o objetivo foi sensibilizar os profissionais quanto à questão da economia de água não só no ambiente de trabalho, mas ainda em casa.
A apresentação de Raglos no Diálogo Diário de Segurança ocorreu no Espírito Santo, nos dias 20 e 21 de março, respectivamente.