Empresa disponibilizou suporte logístico e comunicação estratégica em evento crucial para o reconhecimento da Comunidade Quilombola em Linhares, ES.
No dia 2 de julho, a Comunidade Quilombola de Povoação do Rio Doce, localizada em Linhares, Espírito Santo, realizou uma reunião para avançar no processo de certificação como comunidade quilombola. O evento, que contou com o apoio da Povoação Energia e da Linhares Geração S.A., reuniu importantes autoridades com o objetivo de discutir a certificação que reconhece oficialmente a Comunidade como Remanescente Quilombola.
O encontro teve a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Comitê de Direitos Humanos. Instituições que desempenham papéis fundamentais no processo de reconhecimento e na defesa dos direitos das comunidades tradicionais.
A Povoação Energia e a Linhares Geração disponibilizaram apoio com materiais informativos, como panfletos e banners. Além disso, foi disponibilizado um veículo para garantir a participação das comunidades vizinhas, facilitando o acesso ao local do evento.
Essa iniciativa destaca o compromisso das empresas em apoiar causas que promovem a inclusão e o reconhecimento das comunidades tradicionais. Ao fortalecer os laços com as populações locais, as empresas reafirmam sua responsabilidade social e o respeito pelas culturas e histórias das comunidades.
À frente do Comitê Quilombola de Povos e Comunidades Tradicionais de Povoação do Rio Doce Foz, , estão o Walkimar Bispo e a Jocilene Borges, que nos convidaram para também participar dessa reunião, onde a empresa foi representada pelos nossos colaboradores: Rafaella Pizaneschi, gerente da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e os Técnicos de Segurança do Trabalho Solange de Oliveira e Raglos dos Santos.
A Comunidade foi oficialmente certificada no dia 5 de agosto, através da portaria Nº 189 pela Fundação Cultural Palmares e, segundo Jocilene Borges, a preparação para celebração oficial da certificação da Comunidade Quilombola de Povoação do Rio Doce, já está em andamento e está prevista para ocorrer no próximo mês, em setembro.